Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Alteração Legislativa - Proibição do Casamento de menores de 16 anos. Lei nº 13.811/2019

há 5 anos

Entrou em vigor hoje (13.03.2019) a Lei nº 13.811/2019 que altera o Art. 1.520 do Código Civil, proibindo o casamento de menores de 16 (dezesseis) anos.

Veja como era e como ficou:

Texto Revogado:

Art. 1.520. Excepcionalmente, será permitido o casamento de quem ainda não alcançou a idade núbil (art. 1517), para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez.

Texto em vigor:

Art. 1.520. Não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade núbil, observado o disposto no art. 1.517 deste Código.

Obs.: Apesar da edição da nova Lei, o casamento de menores de idade ainda é possível quando os nubentes contarem com pelo menos 16 anos de idade e autorizados pelos pais ou pelo representante legal, conforme aduz o Art. 1.517, CC.

Crítica: a expressão “proibição do casamento infantil” que está sendo utilizada nas manchetes é equivocada, ao passo que, este apenas fora dificultado. A alteração do Art. 1.517, CC também seria necessária para que a possibilidade de casamento de menores de idade seja completamente extirpada da legislação.

#infânciaprotegida #casamentoinfantil #codigocivil

  • Sobre o autorOperadora do Direito
  • Publicações6
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações685
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alteracao-legislativa-proibicao-do-casamento-de-menores-de-16-anos-lei-n-13811-2019/685185351

Informações relacionadas

Direito Familiar, Operador de Direito
Artigoshá 6 anos

Casamento: posso casar com algum parente meu?

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 14 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX RS

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Artigoshá 6 anos

Casamento nuncupativo? Você sabe o que é?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)